14 dicas e tutoriais para o Google Analytics


Para todo mundo que possui um site hoje em dia, é indispensável fazer o monitoramento de acessos, afinal quem quer ter um site que não é visto por ninguém? Portanto, nada melhor do que usar uma ferramenta completa para fazer as analises necessárias em seu site. O Google Analytics ou GA como muitos conhecem é a ferramenta mais reconhecida, completa e melhor existente hoje para acompanhar seu site ou blog.

Muitos não sabem, mas o GA vai muito além de simplesmente dar números de acessos diário e pageviews. Veja a seguir 14 funcionalidades e dicas do que pode ser feito com essa ferramenta fundamental.

Monitorar buscas internas: Tutorial ensinando como fazer o monitoramento de tudo que digitam no campo de busca do seu site/blog.

Como utilizar GA para Otimização de Sites: Os gigantes da MestreSEO ensinam e dão várias dicas para aproveitar o melhor do GA em SEO (Otimização de Sites).

Como colocar o GA no WordPress: Passo a passo para você integrar o GA em seu blog WordPress.

Como colocar o GA no Blogger: Passo a passo para você integrar o GA em seu blog do Blogger.

Google Analytics Watcher: Complemento do Mozilla Firefox que permite-lhe ver as estatísticas do GA do seu site na barra de status do navegador.

Monitorar seu E-Commerce: Aprenda a configurar e usar a aba de de e-commerce sem seu GA.

Expressões Regulares no GA: Frank Marcel, da MestreSEO, nos ensina como utilizar Expressões Regulares para aproveitar ao máximo o Google Analytics.

Integrando o GA o Adsense: Veja como unir o Adsense ao Google Analytics e assim monitorar os cliques e visualizações de anúncios em seu site.

Mapear cliques em banners Vitrine Afiliados Submarino: Maneira muito fácil de poder administrar os cliques para seus anúncios do Submarino.

Consolidando dois domínios diferentes:  Monitore dois domínios distintos de maneira unificada e somando a quantidade de visitas de ambos.

Compare seu site com o do seu concorrente: Veja como analisar as métricas de seus concorrentes para poder “contra-atacar” com estratégias melhores.

Recebendo estatísticas do seu site por email: Configure o Google Analytics para enviar pro seu email as estatísticas de acesso atualizada e programada.

Entenda o funcionamento do Bounce Rate: Entenda um pouco melhor sobre Bounce Rate ou simplesmente taxa de rejeição.

Desktop Reporting for Google Analytics: Aplicativo desenvolvido em Adobe Air que roda diretamente no seu desktop para monitorar suas estatísticas sem precisar acessar pela web.

Bônus (update):

Pegando dados do GA via PHP: Classe PHP desenvolvida para ser utilizada com um framework (Zend, Code Igniter, CakePHP, etc) e integrar as estatísticas de acesso em seu projeto.

7 ComentáriosComente

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.