A missão de todo cristão

“Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor.”
Charles Haddon Spurgeon

Essa frase de Spurgeon resume e muito que todo cristão deve ser um missionário. Não existe vida cristã que não se resuma a uma missão, Jesus nos deu uma Grande Comissão (Mt 28:19), o muito falado e pouco praticado “Ide”.

Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Mateus 28:19 – NVI

Fazendo uma rápida consulta no dicionário (Michaelis) pela palavra missão, temos o seguinte:

missão
sf (lat missione) 1 Ato de mandar. 2 Comissão, encargo, incumbência. 3 Comissão diplomática. 4 Delegação divina conferida num intuito religioso. 5 Sermão doutrinal. 6 Os missionários. 7 A pregação dos missionários. 8 Estabelecimento de missionários. 9 Compromisso, dever imposto ou contraído, obrigação. 10 Certo número de pessoas enviadas em missão. 11 fig Razão de ser, fim.

E Comissão em sua origem em Latim: committere, “unir, juntar, combinar”, formado por com-, “junto”, mais mittere, “enviar, lançar”.

Chega de enrolação…

Muito se fala na cena cristã sobre enviar missionários pra lá e pra cá, criar estratégias de evangelismo, atrair ovelhas para a igreja, etc. Primeiramente quero deixar bem claro que eu não sou contra a nada disso, muito pelo contrário, acho super válido qualquer atitude (que não transgrida nenhuma Lei) para se levar o Evangelho de Cristo a todas pessoas.

Quase que de vez em sempre os cristão (inclusive eu) fazem uma separação entre a vida na igreja e a vida fora dela, onde dentro do templo e junto de outros de seu mesmo clubinho particular tem uma postura, mas quando estão fora desse ambiente, no dia a dia no trabalho, escola, mercado, andando na rua, nem sequer lembram que a vida não se resume a correr atrás de seus próprios interesses.

Jesus nos deu essa Grande Comissão não apenas para certos momentos da vida praticarmos, mas para vive-la constantemente, 24 horas por dia, onde quer que estejamos e o melhor de tudo que é que Ele nos dá seu Espírito Santo para nos capacitar a fazer todas as tarefas e falar aquilo que Ele mesmo quer que nós falemos.

Sou muito a favor de missões transculturais, onde se é levado as Boas Novas de Cristo para pessoas que não tem acesso a elas por algum motivo, sou a favor de evangelismo focado em determinado grupo de pessoas (prostitutas, drogados, moradores de rua, hospitais, etc…), mas também sou muitíssimo a favor de viver a vida de Jesus aqui e agora.

A missão da Igreja é manifestar aqui e agora a maior densidade possível do Reino de Deus que será consumado ali e além.
Robinson Cavalcanti

Nós cristãos, sabemos apenas a viver isso, depois de nossa regeneração em Cristo por seu sangue, somos novas criaturas, não sabemos fazer mais nada que não seja viver por essa Verdade, nossa vida vira por completo uma missão, nosso prazer maior está em falar de quem Jesus É, o que Ele faz, o que Ele fez em mim e em nós, o que Ele pode fazer por essa pessoa…nosso prazer é dar aquele tapa na cara de alguém causando o desconforto e alegria do despertar para a Realidade.

Não importa onde estejamos, seremos cristãos e o Reino de Deus estará presente nesse lugar. Precisamos combater o bom combate e guardar nossa fé.

Mas para realizarmos tudo isso, precisamos estar principalmente com uma vida ativa e em contínua busca por santidade, certa vez ouvi numa pregação do grande Ariovaldo Ramos sobre como manter a fé fortalecida, segundo ele, nosso corpo precisa de alimento para crescer, se manter de pé e forte, assim também é com a nossa fé; da mesma forma que precisamos de arroz, feijão e carne (mals ae vetegarianos), também precisamos de oração, leitura da Palavra, jejum e boas obras para termos uma fé mais estável e fortificada pelo Espírito Santo.

Se tiver afim e com muita paciência, eu escrevi um texto sobre missões, é uma síntese do livro Os Outros Seis Dias, escrito por R. Paul Stevens, seu cunho é mais teológico, profundo e com muito mais propriedade intelectual, mas mesmo assim é uma ótima leitura. Clique aqui para lê-lo.

4 ComentáriosComente

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.