Review: DigitalOcean – O melhor servidor que já usei

Digital Ocean

Uma das principais dúvidas de quem trabalha com desenvolvimento web é na escolha de um servidor que seja decente e possa suprir a todas as necessidades. Em toda minha carreira como desenvolvedor foi justamente esse o ponto em que sempre tive os maiores problemas.

Um pouco de história

Desde 2004 que foi a data em que comecei a utilizar servidores pagos e iniciei minha vida profissional na internet eu já rodei por quase todos servidores de hospedagem mais famosos, tanto para projetos pessoais, quanto para clientes: já tive inúmeras más experiências com a famosa Locaweb, Hostgator, Kinghost, Redehost, Hostnet, Dreamhost, Bluehost, UolHost, Terra, TeHospedo e outros que não me vem a memória agora, isso sem contar os servidores que amigos iniciando na área me convidava para testar e outros que eu mesmo arriscava fazer em minha própria casa. Basicamente todos eles falharam rude em diversos aspectos e eu nunca me senti satisfeito em nenhum. E isso porque normalmente sempre foram sites pequenos sem grandes volumes de acessos!

Há dois tipos de gente: os que desistem após uma queda e os que usam a queda para se levantar ainda mais forte. Eu escolhi ser o segundo tipo de pessoa.

Como falei em um post passado sobre meu mochilão pela América do Sul, em março eu parti rumo a um sonho que foi fazer um mochilão por aí, porém algumas semanas antes de iniciar eu tive uma surpresa: Um de meus sites cresceu de repente e muito, com isso meu servidor até então o Hostgator em uma conta compartilhada, não deu conta do recado e basicamente me ferrou a valer, fazendo todos meus sites saírem do ar!

Tudo que eu não precisava aconteceu, mal tinha sido liberto do sistema proletariado para enfrentar o mercado sozinho e já sofri a primeira treta, minha principal fonte de renda estava temporariamente morta. Com o desespero tomando conta, mudei o plano que usava na Hostgator de um compartilhado para um VPN, se passaram horas…dias… e nada foi resolvido, eles simplesmente não deram conta da migração e não conseguiram estabilizar o site (que eu mesmo tive que migrar depois do fracasso deles). E pra quem não sabe, para “ajudar”, quando um site fica fora do ar vai perdendo posicionamento no Google, o que é basicamente o trabalho mais difícil de conseguir. Resumindo, ficou tudo uma merda!

Hora da mudança!

DigitalOcean

DigitalOcean – Cadastre-se!

Nesse momento eu me dei conta de uma coisa muito importante: Estava na hora de dar um passo adiante e partir para algo mais profissional, seguro e estável, ou seja, investir dinheiro em uma tecnologia melhor, investir tempo para pesquisar qual a melhor empresa que poderia suprir minhas necessidades e investir tempo aprendendo sobre servidores Linux.

Foi então que conheci a DigitalOcean!

DigitalOcean é uma empresa de cloud hosting, ou seja, eles nos fornecem servidores que estão espalhados pelo mundo para que possamos criar plataformas da maneira que melhor nos servir. Não entendeu nada? Pera aí que eu vou explicar:

Como funciona a DigitalOcean?

Primeiro passo é realizar um rápido cadastro, clique aqui para se cadastrar.

A DigitalOcean trabalha com um sistema de escalonamento, semelhante a outras empresas famosas como a Amazon (porém muito mais barato), ou seja, você pode adicionar mais espaço, memória e potência da CPU conforme sua necessidade, sem precisar ficar migrando de um servidor para outro.

Cada espaço no servidor que você aluga, é chamado de Droplet e cada um deles tem uma configuração pré-definida e com os valores mensal e por hora de uso, como na imagem abaixo:

Droplets DigitalOcean

Droplets DigitalOcean

 

Após selecionar as configurações desejada do servidor, é hora de escolher a localização desejada:

Localização Droplet DigitalOcean

Localização Droplet DigitalOcean

 

Em seguida podemos escolher qual distribuição Linux desejamos instalar. Vale frisar que essa instalação é automática, por enquanto não é necessário nenhum conhecimento específico.

Distribuição Linux DigitalOcean

Distribuição Linux DigitalOcean

 

Podemos inclusive escolher que nosso droplet venha já com alguma aplicação instalada. É opcional, porém se você não possuir nenhum conhecimento de Linux, é uma ótima facilidade já vim com o server instalado WordPress ou se for um desenvolvedor de outro tipo de sistemas, escolher o LAMP, que é o Linux com Apache (servidor web), MySQL (servidor de banco de dados) e PHP.

Aplicações DigitalOcean

Aplicações DigitalOcean

 

Após esses passos, é só clicar no botão Create Droplet e em poucos segundos seu servidor está configurado. Uma senha irá chegar em seu email para acesso direto ao server.

Preciso ter saber mexer com Linux?

Sim! Por mais simples que a DigitalOcean seja, eles não são uma empresa como as que estamos acostumados de hospedagem de sites, como eu disse no começo, esse é um passo adiante! A DigitalOcean oferece serviço para quem quer ter acima de tudo qualidade e para isso é necessário um pouco de esforço.

Mas calma! Não é um bicho de sete cabeças.

Eu mesmo quando comecei a usar esse serviço não manjava quase nada de Linux, eu já tinha brincado algumas vezes quando era muleque, mas não lembrava absolutamente nada, nenhum comando sequer.

Felizmente a DigitalOcean tem uma biblioteca de informações, dicas e tutoriais imensa! Sério, tem MUITA coisa pra se aprender com eles:

Tutoriais: https://www.digitalocean.com/community/tutorials

Ajuda sobre a DigitalOcean: https://www.digitalocean.com/help/

Instalando um server: https://www.digitalocean.com/help/getting-started/setting-up-your-server/

E a parte mais interessante, a “Comunidade”: https://www.digitalocean.com/community/

Eu tenho certeza que você vai encontrar em algum desses links o que procura de informação a respeito de servidores, vai por mim 😉

Mais pra frente eu pretendo escrever um post passo-a-passo detalhado e de fácil compreensão de como instalar um servidor Linux com Apache, MySQL, PHP e WordPress, tudo por linha de comando e assim você pode ter um controle mais amplo de todo seu server.

— UPDATE 09/03/15 —

Post criado ensinando a instalar o LAMP no Ubuntu 12.04 x64, acesse aqui.

— Fim update —

 

CLIQUE AQUI PARA COMEÇAR A USAR A DIGITALOCEAN.

 

Antes que me perguntem ou fiquem de mimimi, eu não estou ganhando nada diretamente da DigitalOcean para escrever esse post. Escrevo porque eu realmente gostei do serviço deles e mesmo com uma grande demanda que necessito, até agora não me deixaram na mão. Pra não dizer que não tô ganhando absolutamente nada, ao se cadastrar clicando em um dos links daqui do meu blog e pagar seu plano escolhido, eu ganho crédito extra para a minha própria hospedagem.

19 ComentáriosComente

    • @Gesley
      Serve perfeitamente para hospedagem de sites, eu mesmo utilizo basicamente apenas para isso.
      Sobre o uso do whmcs, você pode usar tranquilamente, só lembrando que a ferramenta é por sua conta, o que a Digital Ocean oferece é apenas o servidor “pelado” pra você instalar o que desejar.

  • Alguém sabe me dizer o porque quando tento acessar um banco de dados PostgreSql que se encontra no servidor da empresa por uma página em PHP hospedada no localweb o processo é mais rápido do que pela mesma página hospedada no digitalocean?

  • Tudo bem! Estou passando exatamente o que aconteceu com vc tempos atrás, e preciso achar um servidor que atenda as necessidades das minhas estruturas, se puder me ajudar com sua experiencia eu agradeceria muito.

    Adorei seus esclarecimentos sobre suas experiencias e tambem quero ‘mudar’, quero crescer e preciso de estabilidade e disponibilidade do servidor.

    Também sou desenvolvedor e a base é PHP com MYSQL, tenho alguns clientes (15) que vou multiplicando a estrutura pra cada um, nesse tipo de servidor é possível eu ir criando os dominios(sites) e adicionando a estrutura(BD MySql) de cada um e acrescentando ao meu plano?

    Outra coisa que me aflige é o Linux, sou leigo, portanto fico receoso de não conseguir deixar as estruturas configuradas de forma correta e assim ficar offline(Mudança das DNS), vi que vc comentou sobre um passo a passo que iria fazer no linux orientando os leigos como eu, se já tiver alguma coisa eu gostaria de ver pois estou desesperado pelos apuros que ando passando com o servidor que tenho atualmente (revenda uolhost), já tem mais de 1 mes que estou com minhas estruturas de mau a pior, portanto ou eu mudo ou fecho as portas, prefiro mudar e crescer assim como vc o fez.

    Portanto agradeceria muito se pudesse me ajudar de alguma forma nessa migração.

    Atualmente junto aos dominios tem também os webmail que utilizo, na ocean eles tambem tem esse recurso de webmail? se sim, a forma pra se criar é tranquila pra um leigo em linux?

    Enfim, o que puder me auxiliar ficarei extremamente agradecido, e se for o caso posso te remunerar de alguma forma pra me auxiliar nessa transição.

    Agradeço imensamente a atenção e fico a disposição.

    • @Walley
      Entendo perfeitamente o que você tá passando, passei por algo parecido hehe. Chega uma hora que não dá mais pra ir levando com esses servidores compartilhados, precisamos dar um passo adiante.

      Cara, o DigitalOcean eles apenas te alugam um espaço no servidor deles onde tá tudo zeradinho, cabe a você instalar o que quiser/precisar. Então, se vc precisa de um server pra sites, vc precisa instalar… Se precisa de um para emails, cabe a você mesmo instalar.

      Para utilizar mais de um site por servidor, você tem algumas opções, as que eu costumo utilizar são:
      1 – Se é um site grande que demanda muitos acessos, então eu crio um droplet (imagem/espaço) dentro do server só pra esse site.
      2 – Se é um site pequeno que não demanda muito:
      2.1 – Eu instalo um sistema para administrar esses sites, como é o caso do cPanel, um admin muito famoso que a maioria dos revendedores utilizam pela facilidade de uso. Porém o cPanel é pago, então eu utilizo um outro que chama-se VestaCP, bem mais simples e enxuto, porém possui tudo que eu preciso: LEMP (LAMP + nginx) + webmail + firewall + FTP + Cron. Existem outros por aí, só dar uma pesquisada que vai encontrar vários. Depois pretendo criar um post sobre como instalar o VestaCP.
      2.2 – Você pode também diretamente pelo próprio Apache adicionar algumas linhas no arquivo de configuração dele, assim fica viável utilizar mais de 1 site por conta.

      Espero ter ajudado.
      Abraço

      • Muito obrigado pela atenção, agora estou exatamente pesquisando sobre o assunto, mas já vou focar no VestaCP pois acho que resolveria por completo as minha necessidades, como disse trabalho com pequenos sites mas meu foco são sistema de gestão, e pra cada empresa eu crio uma estrutura (hoje no mesmo servidor compartilhado), mas como o preço da OCEAN é bem acessível, dá pra ter um servidor pra cada cliente, até por motivo de segurança pois se dá um problema em algum não afeta o outro pois já vi que quando nao se configura corretamente o servidor, pode acontecer de alguem invadir sua conta e fazer ataques DDOS, e aí a OCEAN derruba seu servidor, então já fico pensando que caso aconteça comigo, se meus clientes tiverem em servidores separados fica mais confiável, mas pra cada um desses terei que ter as configurações que vc falou de webmail, firewall, etc…. é isso mesmo que preciso, aguardarei ansioso seu post sobre como configura-lo.
        O que vc postou sobre instalar o servidor linux foi otimo, agradeço muito pelas dicas, e farei meu cadastro a partir do seu site pra te gerar os creditos ok!
        Novamente, muito obrigado e parabens pelo trabalho que vem desempenhando.

  • Pessoal qual a recomendação para um site com mais de 250k de acessos por dia ?
    Tenho um servidor Dual XEON de 128GB de ram e não to conseguindo suprir os acessos, meu sql esta levando quase todo o processamento do meu sistema.

    Alguem ai tem uma dica ? Usar apenas um cloud não vai suprir meus acessos, acredito eu, e seu eu usar um servidor pro sql e outro pro sistema webhost !

  • muito bom o post, ficou uma duvida como acompanho o quanto ja utilizei do espaço de armazenamento e banda, tem uns graficos no painel porem não mostra o quanto utilizei de armazenamento e banda, poderia me ajudar com esta questão?

  • Alguem sabe se o servidor de LA do New York é mais rapido aqui pro brasil?
    Alguem hosteia alguma web la? Gostaria de pingar um pouco, to entre Amazon por 1 ano free no server BR ou ja começar ja da DigitalOcean e depois não ter que ficar migrando caso a amazon fique muito cara

  • Três perguntas meu camarada:
    1) Quantos dominios tu tens hospedado lá ? São todos no mesmo Droplet ou tu tens mais de um droplet ? e qual o plano tu usa ?
    2) Que tipo de site roda lá ? digo, é PHP, Python, Java ?
    3) E parte de e-mails (envio e recebimento0 ? como é que tu trata isso ?
    Desde já te agradecendo,
    Leandro

    • @Leandro
      1) Normalmente eu crio 1 droplet pra cada site quando eles possuem muito tráfego, assim evito sobrecarregar. Porém para sites menores eu uso um painel de admin chamado VestaCP, ele é como se fosse o CPanel, porém free e super leve, recomendo. O plano varia muito da minha necessidade, para o primeiro caso eu pego sempre de cara o de 20 e nos demais o de 10.
      2) Como 90% dos meus projetos são em WordPress, então eu rodo um LAMP (linux, apache, mysql, php). O DigitalOcean te fornece uma máquina virtual, ou seja, você pode instalar tudo que quiser da maneira que desejar.
      3) Para emails eu instalo nos droplets um sistema de smtp e pop. Porém eles são todos bloqueados por padrão, cabe a você abrir um ticket dizendo para eles qual sua finalidade em utilizar o email, eles fazem isso por segurança e evitar spams, é tudo bem simples.

      Quando se cadastrar usa meu link para eu ganhar créditos =) https://www.digitalocean.com/?refcode=404ecf10be1a

      Abraço

  • Leandro
    1) Normalmente eu crio 1 droplet pra cada site quando eles possuem muito tráfego, assim evito sobrecarregar. Porém para sites menores eu uso um painel de admin chamado VestaCP, ele é como se fosse o CPanel, porém free e super leve, recomendo. O plano varia muito da minha necessidade, para o primeiro caso eu pego sempre de cara o de 20 e nos demais o de 10.
    2) Como 90% dos meus projetos são em WordPress, então eu rodo um LAMP (linux, apache, mysql, php). O DigitalOcean te fornece uma máquina virtual, ou seja, você pode instalar tudo que quiser da maneira que desejar.
    3) Para emails eu instalo nos droplets um sistema de smtp e pop. Porém eles são todos bloqueados por padrão, cabe a você abrir um ticket dizendo para eles qual sua finalidade em utilizar o email, eles fazem isso por segurança e evitar spams, é tudo bem simples.

    Quando se cadastrar usa meu link para eu ganhar créditos =) https://www.digitalocean.com/?refcode=404ecf10be1a

    Abraço

  • Olá tudo bem? Muito legal o artigo, estava pensando em hospedar uma API de um app meu na DO, mas surgiu uma questão… E a latência, como fica?

    Estive pesquisando e parcece que no quesito da latência, seria melhor colocar em algum host no Brasil.

    Obrigado

  • Ola, sei que é uma pergunta antiga, mas eu separei o servidor Mysql do meu site em WordPress, ou seja estou usando dois servidores, um apenas para Mysql e outro para Web. aconselho tambe usar apenas Nginx.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.