Review Kobo Glo – Leitor de livros digitais (ebook reader)

Kobo Glo

Há tempos que eu to enrolando para escrever um review sobre o Kobo e hoje resolvi deixar a preguiça de lado pra falar um pouco sobre esse gadget que eu simplesmente não consigo mais me imaginar sem.

O Kobo é um leitor de livros digitais que diferente de seu principal concorrente, o Kindle, aceita diversos formatos de arquivos, como o epub, pdf, mobi, cbz, cbr (para quadrinhos/HQs) e muitos outros.

Já há algum tempo no mercado, ele chegou pra conseguir sua fatia do bolo dos ereaders (ou ebook readers, ou simplesmente leitor de livros digitais, chame como quiser) que até então era dominado pela Amazon com o Kindle. Porém o Kobo é muito mais “flexível”, pois além de aceitar diversos formatos de arquivos, como já citei, ele tem uma super vantagem, o Pocket, mas isso vou falar um pouco mais pra frente.

Atualmente o Kobo tem 3 versões: Kobo Touch, Kobo Glo e Kobo Aura HD, sendo um com mais funções que o outro, respectivamente. Tem também um outro modelo que é o Tablet Kobo Arc, mas como esse é mais voltado pra concorrer com outros tablets, não o considero como um ereader da categoria O que eu possuo atualmente é o Kobo Glo, que nada mais é a versão anterior com tela iluminada por LEDs e WIFI.

Kobo Glo em modo de espera

Kobo Glo em modo de espera

Características técnicas do Kobo Glo:

  • Super leve, 185 gramas.
  • Processador 1 GHZ
  • Memória interna de 2GB
  • Porta para cartão de memória MicroSD de até 32GB
  • Resolução da tela: 1024×758

Características que faz do Kobo Glo meu gadget favorito:

Tela inicial do Kobo Glo (iluminação interna ativada)

Tela inicial do Kobo Glo com iluminação interna ativada (minhas estatísticas estão baixas pq resetei meu Kobo recentemente)

Não precisar carregar todos os livros que estou lendo dentro de uma mochila

Sim é óbvio, eu sei, mas eu sou um leitor compulsivo/viciado/nerdão de livros e isso faz com que cada hora eu esteja lendo sempre vários livros ao mesmo tempo e cada um de gêneros e tamanhos diferentes. Com o Kobo eu posso simplesmente carregar TODOS eles dentro de um cartão de memória (ou se não quiser tantos assim, a memória interna dele já cabe uma boa quantidade) sem pesar muito em minha mochila. E mesmo dentro de casa, a facilidade que o Kobo traz na leitura, fez com que eu praticamente abandonasse os livros físicos, apenas utilizo livros físicos quando não encontro sua versão digital ou quando são livros de estudos, aqueles que a gente precisa ir de uma página pra outra o tempo todo, pra isso a paginação do Kobo não é muito favorável.

Ahh, mas apesar disso tudo, eu ainda sou um apaixonado por livros físicos, sempre depois de ler a versão digital, eu compro a física pra deixar na estante fazendo sua graça. (Não me julguem, please)

Tela e-ink

Você provavelmente já deve ter ouvido ou lido em algum lugar falando sobre isso. Essa tecnologia, e-ink, é uma tela que imita o papel, inclusive sua textura! E isso é talvez o maior dos atrativos no Kobo.

Kobo Glo tela e-ink

Kobo Glo tela e-ink

Um dos maiores problemas de se ler ebooks no computador, smartphone e tablet é a tela que possui muito brilho e com isso cansa a vista depois de um tempo de leitura e se for um ambiente com muita iluminação, a luz reflete nos olhos atrapalhando a leitura e dando fortes dores de cabeça, com a tecnologia e-ink isso não acontece, pois como disse, ela realmente imita o papel, então seja na sala, no ônibus, na praia, você pode ler seu livro sem nenhum problema.

Sem contar que a versão Glo do Kobo, tem touchscreen (tela sensível ao toque)!

Bateria quase infinita

Se tem uma coisa que deixa todo mundo puto com os gadgets hoje em dia é com a dita cuja bateria. Dependendo do uso e do tempo que você possui um celular Android/iOS não dura nem 1 horinha sequer.

Felizmente com o Kobo isso não acontece! A bateria dura muito! MÓINTO!

Em tempos que estou lendo frequentemente, a bateria dura facilmente pouco mais de 1 mês. Mano… UM MÊS sem você precisar plugar a bagaça na tomada! Teve uma época que eu li pouco (3 livros por mês) e a bateria durou 2 meses. Como ele é um aparelho onde sua única função é a leitura, não possui aplicativos rodando no background e não precisa de um super processamento, sendo assim, o consumo de energia é extremamente baixo.

Integração do Kobo com o Pocket

O Pocket é um aplicativo muito popular para criar bookmarks, com ele você pode salvar um texto ou página em qualquer dispositivo que esteja usando (PC, celular, tablet, etc) para ler mais tarde. Usando uma conta com login e senha dentro do próprio Pocket, você acessa todos seus artigos salvos seja lá onde esteja.

Na última atualização do Kobo foi integrada essa função no leitor, agora além de ler livros, você pode também ler seus artigos e textos salvos no Pocket.

Artigos do Pocket rodando no Kobo Glo

Artigos do Pocket rodando no Kobo Glo

Eu costumo salvar muita coisa no Pocket durante meu dia a dia na internet. Normalmente quando estou no computador, eu estou trabalhando, mas sempre acompanho as redes sociais, blogs e portais de notícias, para isso não me tirar o foco, com apenas um clique no botão da extensão do Pocket para o Google Chrome, o texto é salvo instantaneamente por lá e sincronizado com todos meus dispositivos, inclusive no Kobo.

Extensão do Pocket para Google Chrome: https://getpocket.com/chrome/

Extensão do Pocket para Firefox: https://getpocket.com/firefox/

Estatística de leitura do Kobo

Estatística de leitura Kobo Glo

Estatística de leitura Kobo Glo

Quer saber quantas horas passou lendo um livro ou toda sua biblioteca? As estatísticas de leitura do Kobo mostra tudo isso pra gente:

  • Horas de leitura de um livro específico
  • Média de minutos por sessão
  • Quantas vezes você virou páginas
  • Média de páginas por minuto
  • Porcentagem lida de um livro
  • Porcentagem de leitura no total da biblioteca
  • Quantidade de livros lidos
  • Total de horas lidas

Onde conseguir livros?

Kobo GloAcesse www.google.com.br e digite “nome do livro epub download”. Em poucos segundos você provavelmente encontrará o livro desejado em algum site de download. =P

Mas digamos que o livro que você deseja ainda não esteja em domínio público e você não quer alimentar a pirataria (risos), existem muitos sites de venda de livros no formato digital como o da Livraria Cultura, a mesma empresa que é responsável pela distribuição e venda do Kobo no Brasil.

Lembrando que o Kobo aceita a maioria das extensões conhecidas de arquivos disponíveis na internet. Eu particularmente prefiro o epub, porque nesse formato posso modificar a fonte do texto, como o tamanho e caligrafia.

Adicionar livros no Kobo

Para adicionar novos livros ao seu Kobo existem diversas maneiras, diferente do Kindle, que dificulta a inserção que não seja diretamente do site da Amazon (também é possível de outras maneiras, mas não tão simples como no Kobo).

Você pode optar por adicionar seus livros através de um cartão de memória, cabo de dados, wifi ou Dropbox. Assim como nos smartphones Android, basta arrastar de uma pasta para outra o conteúdo desejado, simples assim.

Normalmente eu faço a transferência por cabo utilizando um programa que se chama Calibre. Com ele posso editar informações sobre o livro adicionado, título, autor, capa, edição, etc. Isso facilita na hora de buscar o livro já no Kobo.

Outras funcionalidades do Kobo

Por último, mas não menos importante, o Kobo possui outras funcionalidades que nos ajuda muito, como o dicionário e marcador.

O Kobo tem integrado um dicionário de palavras em português, inglês, espanhol e outras línguas (basta selecionar e baixar a desejada), com isso, se você tem alguma dúvida sobre um verbete, tudo que tem que fazer é selecioná-lo e instantaneamente o Kobo te mostra a definição.

Além disso, se deseja criar marcações ou notas em determinada palavra, frase, página, tudo que tem que fazer é selecionar onde deseja e aplicar a marcação. Depois se quiser realizar uma consulta futura, todas suas marcações e notas ficam salvas em uma parte específica de seu aparelho.

Outra coisa legal são os badgets, que são insígnias (prêmios) ganhas conforme você vai progredindo no uso de seu Kobo. Leu tantas páginas, ganha uma insígnia, passou tantas horas seguida lendo, ganha outra, é um leitor noturno, ganha outra… e assim por diante.

Badgets Kobo

Badgets Kobo

 

Conclusão

Como dito no começo do review, eu não consigo mais viver sem o Kobo, onde vou ele está comigo, seja na mochila, no bolso ou em casa. A experiência de leitura é muito agradável e fácil. Ele cumpre com êxito seu principal papel: Ler livros!

Se você está afim de comprar um, não pense duas vezes e compre logo, não tem como se arrepender!

Preço

O preço do Kobo Glo está em R$ 479,00 (25/09/14), o mesmo preço do modelo equivalente de seu concorrente. Infelizmente o preço de nenhum deles (Kobo e Kindle) tem baixado há muito tempo, isso porque as vendas não param de crescer devido a grande procura por esse tipo de aparelho.

Veja na imagem abaixo o preço de todos os modelos do Kobo:

Kobo Preço

                              

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.